Muffins de avelãs e chocolate da Cacá (sem farinha/glúten)

IMG_4418

Mais chocolate? Mas e o purê de maçãs? E o “lanchinho leve e nutritivo”?
Erg….é que tenho que pensar no lanche da escola, entende? E muffins são tão práticos!
E a Cacá andava há três dias obcecada com as minhas forminhas de silicone coloridas, carregando-as para cima e para baixo, levando-as para brincar até no parquinho. Eu tinha que dar uma oportunidade mais significativa para a confeiteira que habita a menina (mais significativa do que deixa-la ficar ao lado da mamãe na bancada, em pé numa cadeira, brincando com os utensílios e ajudando a mexer a massa na tigela).

Confesso que fiquei um pouco tensa com a sujeira e o inevitável desperdício que viriam pela frente. Afinal, ela só tem 2 anos. Mas devo dizer que, à parte qualquer corujice, ela ARREBENTOU! Colocou sozinha as colheradas de massa dentro de cada forminha, driblando lindamente a dificuldade extra do silicone (que torna as forminhas flexíveis demais para uma mãozinha pequena segurar). Fez meleca, claro. Mas não desperdiçou mais do que uns pingos no roupa e outros no chão. E ficou tão feliz que, no dia seguinte, a primeira coisa que fez ao acordar foi contar a façanha para o papai.

Você não precisa, porém, nem da desculpa do lanche escolar (hehehe) e nem de uma criança pequena por perto para preparar estes muffins. Eles valem totalmente a pena!!! Super úmidos e macios, são do tipo impossível comer um só, especialmente quando ainda quentinhos do forno. Já viraram um favorito na nossa casa.

Muffins de avelãs e chocolate (sem farinha/glúten)
——————————————————————–

100g avelãs
2 colheres sopa farinha de quinoa*
2 colheres sopa cacau em pó
pitada de sal
1/3 copo de açúcar
100g manteiga
2 ovos

Ligue o forno a 200 graus. Se não tiver forminhas de silicone, forre uma forma de muffins com papel apropriado.

Triture as avelãs (eu nem tiro a pele) no processador até virar uma farofa não muito grossa (ou então compre a farinha de avelãs pronta). Despeje numa bacia e acrescente todos os outros ingredientes secos (da quinoa ao açúcar). Misture e reserve.

Derreta a manteiga numa panelinha e deixe ela ficar amarronzada e com um cheiro maravihoso de nozes (você acaba de fazer beurre noisette!). Tire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Despeje os ovos na bacia com os secos e mexa bem. Incorpore a manteiga derretida devagar, mexendo para homogeneizar a massa. Se você notar que ficaram alguns resíduos escuros na panelinha usada para derrete-la, basta tomar cuidado para não derruba-los na bacia (não é difícil, eles tendem a permanecer no fundo).

Despeje a massa nas forminhas de muffim às colheradas e leve ao forno por 20 minutos — ou até os bolinhos passarem no teste do palito. Rende 8 muffins. Deixe esfriar numa grade.

* A receita original leva amaranto e eu já fiz com ele e gostei, mas seu sabor ligeiramente terroso pode desagradar algumas pessoas. Achei que a farinha de quinoa deixou o sabor mais neutro. Acredito que qualquer farinha possa ser usada aqui.

Receita adaptada deste blog lindo e inspirador, de Béatrice Peltre.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s